Sexta-feira, 31 de jan. de 2025
Plantasia encanta com sua filosofia e misticismo
Breno Santana
Três publicações
O presente perfeito para a sua planta
Plantasia é um daqueles discos que encantam antes mesmo da primeira nota, pensado genialmente para ser apreciado por plantas domésticas e aqueles que às amam.
Seu conceito único nasceu do crescente fascínio pelo comportamento das plantas no início dos anos 70, favorecido por pesquisas que sugeriam diferentes reações à música.
Mort Garson, pioneiro da música eletrônica e um dos primeiros exploradores do fascinante sintetizador Moog, conseguiu criar uma atmosfera mística que impressiona fácil.

Reprodução de Drift Records via Web.
A distribuição deste disco em vinil em 1976 tem uma história bem peculiar. E como se deve imaginar, tem tudo a ver com plantas!
Na Los Angeles da época, na Avenida Melrose, havia uma encantadora floricultura chamada Mother Earth's Plant Boutique.
Se, alinhado com as estrelas, você estivesse em busca de uma planta doméstica, teria o imenso prazer de levar como brinde um guia completo de cuidados, elaborado pelos proprietários da floricultura, e, para tornar tudo ainda mais perfeito, essa obra-prima.
Natureza portátil para seus ouvidos
Embora as pesquisas sobre os estímulos das plantas à música geram discussões até hoje, ainda carecem de conclusões definitivas.
No entanto, isso em nada desvaloriza as qualidades fascinantes da obra. As músicas são hipnotizantes e têm o poder de levar você a alcançar sua própria fotossíntese.
A introdução do disco é espetacular, e o desenrolar das faixas é místico, etéreo e futurista. Criando uma conexão profunda com a natureza, onde quer que você esteja.

Reprodução de Drift Records via Web.
As composições prestam homenagem a diversas plantas domésticas populares, como a clorofito, violeta-africana, begônia, filodendro, lírio-da-paz, samambaia e espada-de-são-jorge, por meio de concertos eletrizantes e melodias sintetizadas.
Cada faixa tem suas próprias características, mas todas compartilham a mesma atmosfera surreal e transcendente que apenas o sintetizador Moog é capaz de criar.
Ou, quem sabe, isso se deve ao fato de Mort Garson ter sido um ocultista, e talvez soubesse algo que nós meros humanos ainda não somos capazes de compreender.
Enraizados entre notas musicais
Plantasia tornou-se um clássico cult da música eletrônica, influenciando diversos artistas e gêneros, como a música ambiente, terapêutica e experimental contemporânea.
O disco foi relançado em junho de 2019 pela gravadora independente Sacred Bones Records, ressuscitando quase meio século depois sua poética mensagem de valorização ambiental (e culto ao Moog).
Não posso negar que sonho com um futuro em que as plantas possam falar e, com muita gentileza, nos peçam para tocar esse disco para acalmá-las durante o frio do inverno.

Reprodução de Annie Spratt via Unplash.
Experiencie o misticismo de Plantasia em uma jornada leve, acolhedora e serena, envolta pelo aroma de folhas verdes e pelo som suave de um riacho ou da chuva.
Não se esqueça de regar suas plantas domésticas e alimentá-las com amor e paciência, permitindo que elas floresçam ao ritmo da mística natural que nos cerca.
Enquanto nós, ansiosos, corremos contra o relógio da vida, buscando um futuro incerto, as plantas crescem em silêncio, enraizadas na terra e alimentadas pela água e a luz.
Miniatura por por Toa Heftiba.
Música
Mimi
18 de fev. de 2025
é incrível como eu fico com um sorriso bobo vendo tudo o que você escreve, e pior (ou melhor), incrível como fico igual o coringa lendo as coisinhas que você escreve sobre suas paixões e hobbies.
adoro tanto a sua paixão por plantinhas e natureza! gostaria de voltar contigo aos anos 70 e visitar a floricultura mother earth's plant boutique só pra ver sua carinha apaixonada e olhos brilhantes observando todas aquelas plantas e flores.
ps: precisamos ouvir plantasia, urgentemente!