Quarta-feira, 15 de jan. de 2025
Minha experiência com a fotografia gastronômica
Breno Santana
Três publicações
Começando pelo começo
Meu primeiro contato profissional com a fotografia gastronômica ocorreu no final de 2023, enquanto eu atuava no marketing digital de quatro estabelecimentos.
Até então, eu nunca havia manuseado uma câmera, mas, para atender às demandas do trabalho, decidi assumir por completo a liderança criativa nesse aspecto.
Estudei um pouco pela internet e, no dia seguinte, já parti para fazer minhas primeiras fotos. O local era uma cafeteria, e eu precisava entregar pelo menos uma imagem.
Em busca do ângulo perfeito
Na teoria, parecia muito mais fácil, mas, quando os lanches chegaram à mesa, senti bastante dificuldade em encontrar uma forma de destacá-los na cena.
O ambiente tinha um tom bem alaranjado, assim como o sanduíche e o sorvete, e a ausência de outra cor estava me incomodando. Então quis resolver isso!
Minha solução foi usar os vasos de plantas disponíveis no local e, como em um passe de mágica, a composição ganhou vida.
Fiquei muito empolgado com os resultados. Adorei o desfoque, o posicionamento dos itens e como aquele tom alaranjado deixou de ser um problema e virou destaque.
Todo esse processo, incluindo a edição de todas as imagens, levou algumas boas horas. Ainda assim, senti que havia iniciado minha jornada fotográfica com o pé direito.
Um aspecto crucial foi aprender a lidar com a luz natural que entrava pela janela, pois nenhuma iluminação artificial conseguia realçar a cena tão bem quanto ela.
O perfeccionismo me maltratou
Em determinado momento, parecia que, de alguma forma, todas as fotos estavam ficando iguais. Isso afetou muito a minha produtividade e me desanimou bastante.
Essa cobrança pessoal, combinada com a pressão diária do trabalho, fez com que eu perdesse tardes inteiras, muitas vezes sem obter nenhum resultado satisfatório.
Apesar disso, ainda me orgulho de algumas ideias simples que provaram funcionar bem. O ambiente era bastante limitado, mas, às vezes, até que conspirava ao meu favor.
Fotografia gastronômica como hobby
Mesmo com dificuldades no trabalho, eu adorava fotografar. Ficava ansioso para ir comer em algum restaurante, já com a intenção de registrar os meus pratos.
Uma ideia interessante que tive foi fotografar a minha cerveja artesanal favorita, que tem um samurai no rótulo. Para combinar com o tema, é claro, pedi comida japonesa.
Mal consegui comer o temaki, mas valeu a pena pelo resultado das imagens, que capturaram bem o clima que eu imaginava.
Continuei visitando restaurantes e tirando fotos para melhorar minhas técnicas. Foi um período muito criativo, e confesso que sinto bastante saudade desse sentimento.
É impressionante como, através de uma lente, é possível enxergar o mundo de uma forma completamente diferente.
Além de encher a barriga, voltava sempre inspirado e ansioso para editar as imagens. Meu portfólio estava muito agradável!
Meu último trabalho como fotógrafo
Ao longo do tempo, uma série de problemas surgiu, e, no final, fiquei sem a câmera e sem a possibilidade de continuar fotografando.
A minha paixão por fotografia, no entanto, permanece. Inclusive, adoro acompanhar o trabalho dos meus amigos fotógrafos.
Minhas fotos eram, em sua maioria, de lanches e petiscos, mas minha última sessão foi dedicada a um almoço bem completo.
É nítida a evolução em relação aos meus primeiros trabalhos, e isso me enche de orgulho. Eu realmente me esforçava muito!
A fotografia é uma área incrível. Ela faz você enxergar o mundo com mais cores e detalhes, o que é simplesmente fascinante.
Pretendo, assim que comprar uma câmera nova, retomar os trabalhos, expandindo meu foco além da fotografia gastronômica.
Miniatura por por Breno Santana.
Fotografia
Mimi
18 de fev. de 2025
queria ver o mundo através da sua lente. é simplesmente incrível como você consegue fazer tudo ficar ainda mais bonito e vibrante.
te admiro tanto! você é o ser mais talentoso, poético e maravilhoso do mundo! como eu disse uma vez, lembra? tudo o que você toca vira ouro (não discuta comigo!).
desejo muito ver mais fotos suas no futuro. estou tão orgulhosa de ver você compartilhando um pedacinho de si!
e sim, é apenas um pedacinho, porque você é muito mais que isso, é quase ridículo de tão etéreo e idílico. <3
Carole Druaum
17 de jan. de 2025
Que incríveis suas fotos gastronômicas!
Entendo a questão do perfeccionismo, as vezes ele vira uma barreira para nossa criatividade...
O lance é deixar fluir e depois analisar o que foi feito para elaborar críticas para fazer melhor depois!
Fotografia é algo incrível, capturar momentos é uma forma de criar memórias!
Ronaldo Cruz
16 de jan. de 2025
Boa noite, Breno.
Lendo sua postagem no seu blog, percebi que contínuas caprichando no que faz, observei essa dedicação desde quando dividirmos o mesmo espaço, que na época era o escolar.
Você tem muitas qualificações e a de fotografia particularmente também me fascina, já aproveito e deixo meu elogio pelas excelentes fotos que produziste.
Continue assim que em breve veremos seu nome em destaque, como sempre foi.
Abraços!
Loui
16 de jan. de 2025
Oi amg, fico feliz de ter te conhecido nesse momento da sua vida, e ter conseguido acompanhar um pouquinho da sua trajetória, foram boas risadas e bastante admiração pela sua arte, sei que você é o melhor no que faz e imagino que nunca desistirá.
A gente tem que rachar uma jarra de chopp algum dia. Att: loui.